Revendedor Autorizado Kuwait Petroleum

Hamburger Icon

Até final de 2022 pretendemos atingir a neutralidade carbónica

A atividade da empresa no presente, no futuro e nos últimos anos não se centra apenas na vertente económica e de orientação estratégica de crescimento, mas também na questão ambiental e os desafios que são colocados a todas as empresas deste setor e que devem ser elas próprias definidoras da política de atuação e de investimentos. A União Europeia tem como meta e ambição ser neutra em termos climáticos até 2050. Na Q8 - Grupo VAPO pensamos que todos players do sector dos combustíveis em todas as suas fases devem apoiar e partilhar desta ambição, encarando-a não como um obstáculo, mas sim com um fator motivacional de inovação e diferenciação.

A Q8 é uma das instituições que pertence à Fuels Europe, uma organização que tem como objetivo promover a refinação, o fornecimento e o uso de produtos petrolíferos sustentáveis do ponto de vista económico e ambiental na União Europeia, contribuindo de uma forma construtiva e pró-ativa para o desenvolvimento e implementação de políticas e regulamentos da União Europeia, representando 100 % da capacidade de refinação de petróleo e 75% das vendas a retalho na União Europeia. Se à refinação cabe a criação e produção destes novos combustíveis, o esforço estende-se também ao Grupo VAPO que procede à sua distribuição. Somos um setor com contacto direto e diário com o cliente e assumimos uma posição de sensibilização e promoção na comercialização destes combustíveis.

A Q8 - Grupo Vapo assume a questão ambiental e a transição energética como objetivo de maior importância. Uma vez que não somos produtores de combustíveis, a nossa ação centra-se principalmente em ações de promoção, certificação e subcontratação da nossa atividade. Em termos de carbono, e antecipando algumas das metas europeias e do setor, propomo-nos até final de 2022 a atingir a neutralidade carbónica de toda a nossa atividade:

  • Vamos iniciar o processo de certificação da pegada de carbono pela norma PAS 2050/ISO14067 de forma a certificarmos todas as nossas emissões;
  • Efetuaremos a compensação destas emissões através da compra de créditos de carbono.

Nos postos iremos realizar investimentos de forma a estarmos preparados para os novos desafios:

  • Substituição dos tanques de armazenagem por novos modelos de parede dupla e com menor risco de fugas e já adaptados para os biocombustíveis;
  • Substituição dos grupos de bombagem de combustíveis por novos compatíveis totalmente com os biocombustíveis;
  • Instalação e promoção de abastecimento elétrico em toda a nossa rede de postos de abastecimento.

Estes investimentos visam preparar a empresa para os novos desafios, mas se a neutralidade carbónica é o primeiro objetivo, a diminuição das emissões será o segundo e iremos diminuir a intensidade carbónica por m3 de combustível comercializado em 5% ao ano durante os próximos 3 anos. Pequenas atitudes são muito importantes para atingir a referida diminuição, tais como:

  • Remodelação da frota automóvel por viaturas de baixas emissões;
  • Aquisição de eletricidade verde para todos os postos;
  • Correta gestão de resíduos:
  • Diminuição dos consumos específicos por substituição de outros mais eficientes de compressores e equipamentos que consomem energia.

Os investimentos da empresa e do grupo vão sempre privilegiar a questão ambiental. No grupo a que pertencemos já temos importantes investimentos na área da biomassa certificada, tendo anualmente comercializado perto de 30.000 toneladas. Essa biomassa é responsável pela diminuição do consumo de petróleo e como tal pela redução de emissões de CO2. Outro investimento será a construção de uma instalação de armazenagem e mistura de biocombustíveis. Deste modo poderemos escolher os biocombustíveis mais indicados e em taxas de mistura superiores ao mínimo obrigatório.

Se os tempos são desafiantes, são também muitas as oportunidades para quem quiser a elas se adaptar e melhorar os seus desempenhos.

Temos a convicção que iremos assumir um papel de referência de conformidade ambiental no setor.